FÁBULAS
Ø Leitura de diversas fábulas clássicas trazidas pelo professor e pelos alunos.
Ø Discussão de textos lidos, para que os alunos possam identificar as características mais comuns desse gênero.
Ø Comparação entre versões diferentes. (autores, linguagem, intenção).
Ø Observar palavras ou expressões que caracterizam os personagens e em um outro momento solicitar aos alunos que pensem em outras possibilidades de caracterização.
Ø Desenvolver outros finais possíveis para as fábulas, inclusive estabelecendo outra moral.
Ø Criar encontros entre personagens de diferentes fábulas.
Ø Utilização dos elementos da fábula em outros gêneros textuais.
Ø Escrita de fábulas a partir de elementos retirados de diferentes gêneros (crônicas, notícias de jornais, fatos do cotidiano do aluno, histórias de família).
Ø Apresentação das fábulas criadas em forma de teatro, antologia de textos dos próprios alunos, exposição de textos criados pelos alunos.
CONTOS DE FADAS
Ø Momento de “contação de histórias”. Professor e alunos narram histórias que conhecem.
Ø Solicitar aos alunos que desenhem como eles imaginam personagens de contos de fadas. A princesa, rei, príncipe, rainha, bruxa, ogro e outros entes fantásticos.
Ø Discutir com os alunos por que os personagens de contos de fadas são caracterizados dessa forma. E depois pedir que eles façam uma nova ilustração.
Ø Leitura de contos clássicos. Verificar a existência de versões diferentes.
Ø Observar palavras ou expressões que caracterizam os personagens.
Ø Identificação dos elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens, narrador)
Ø Apresentar versões animadas dos contos de fadas. (Walt Disney, Warner, etc)
Ø Trabalho com versões modernas que desconstroem os estereótipos dos contos clássicos. Abordar, por exemplo, a intenção pedagógica e moralizante das versões clássicas e mostrar como elas se diluem um pouco nas versões modernas. Premissa tradicional: Siga as regras para ser feliz. Moderna: Seja você mesmo para ser feliz.
Ø Produção escrita:
· Finais diferentes
· Encontro de personagens de diversos contos
· Escrever uma carta para o personagem preferido
· Produzir um conto de fadas a partir de um outro ponto de vista
· Adaptar as narrativas para o tempo atual
Estratégias para o trabalho com Literatura – Ensino Médio
Prosa poética / Poema narrativo / Poesia
Ciranda de relação entre os textos:
1) Texto bíblico extraído de João 1,1-3;
2) Poema narrativo “Palavra”, de Moacir Sader;
3) Fragmento poético de “Procura da Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade;
4) “Esparadrapo”, de Mário Quintana;
5) Definição dicionarizada do verbete “palavra”;
6) Fragmento do “Sermão da Sexagésima”, de Pe. Antonio Vieira, que tem relação intertextual com a Parábola do Semeador, presente em Mateus 13, 3-9;
7) Poema “Tecendo a manhã”, de João Cabral de Melo Neto;
8) Texto não-verbal: a presença / ausência das vozes.
Ø Leitura e expressão oral dos textos;
Ø Conversa sobre as impressões das leituras, singularidades, recursos utilizados nos textos poéticos;
Ø Leitura comparativa dos textos, observando neles as abordagens da “palavra”;
Ø Observar o uso das terminologias para definição do que seria a “palavra” em cada um dos textos;
Ø Identificação de especificidades dos gêneros apresentados (estrutura, hibridismo dos gêneros);
Ø Reconhecer a metalinguagem presente nos textos (a palavra falando dela mesma);
Ø Estimular o aluno a perceber a intertextualidade que pode ser estabelecida entre os textos (muito embora ela, às vezes, esteja lá, é necessário que a inter-relação seja feita pelo próprio aluno, se isso não ocorrer, o professor poderá mostrar didaticamente com sua leitura como isso pode se dar);
Ø Produção textual a partir da reflexão da questão “palavra”:
· Nas suas palavra, o que é a palavra?
· Definição referencial;
· Definição poética / metafórica / narrativa;
· Em forma de desenho.
Ø Socialização das experiências práticas de escrita (apresentação à turma por meio oral, exposição de cartazes, varal de poesias, publicação em jornal e outros).
· O Folhas 06 do Livro Didático Público (Palavras) também pode subsidiar o trabalho com essa temática.
· Lembrar que as questões da cultura africana e afro-brasileira (Lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003), bem como da educação ambiental são amparadas por lei e devem ser contempladas na abordagem dos conteúdos específicos que a elas se relacionam. O Livro Didático público aborda essas questões nos Folhas 03 (Discursos da negritude) e 09 (Estratégias de manifestar opinião). No ensino fundamental os paradidáticos têm tratado constantemente destas questões.
Bom trabalho!
Equipe de Língua Portuguesa
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