Estratégias para o trabalho com Literatura – Ensino Fundamental....

FÁBULAS
Ø      Leitura de diversas fábulas clássicas trazidas pelo professor e pelos alunos.
Ø      Discussão de textos lidos, para que os alunos possam identificar as características mais comuns desse gênero.
Ø      Comparação entre versões diferentes. (autores, linguagem, intenção).
Ø      Observar palavras ou expressões que caracterizam os personagens e em um outro momento solicitar aos alunos que pensem em outras possibilidades de caracterização.
Ø      Desenvolver outros finais possíveis para as fábulas, inclusive estabelecendo outra moral.
Ø      Criar encontros entre personagens de diferentes fábulas.
Ø      Utilização dos elementos da fábula em outros gêneros textuais.
Ø      Escrita de fábulas a partir de elementos retirados de diferentes gêneros (crônicas, notícias de jornais, fatos do cotidiano do aluno, histórias de família).
Ø      Apresentação das fábulas criadas em forma de teatro,  antologia de textos dos próprios alunos, exposição de textos criados pelos alunos.

 CONTOS DE FADAS
Ø      Momento de “contação de  histórias”. Professor e alunos narram histórias que conhecem.
Ø      Solicitar aos alunos que desenhem como eles imaginam personagens de contos de fadas. A princesa, rei, príncipe, rainha, bruxa, ogro e outros entes fantásticos.
Ø      Discutir com os alunos por que os personagens de contos de fadas são caracterizados dessa forma. E depois pedir que eles façam uma nova ilustração.
Ø      Leitura de contos clássicos. Verificar a existência de versões diferentes.
Ø      Observar palavras ou expressões que caracterizam os personagens.
Ø      Identificação dos elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens, narrador)
Ø      Apresentar versões animadas dos contos de fadas. (Walt Disney, Warner, etc) 
Ø      Trabalho com versões modernas que desconstroem os estereótipos dos contos clássicos. Abordar, por exemplo, a intenção pedagógica e moralizante das versões clássicas  e mostrar como elas se diluem um pouco nas versões modernas. Premissa tradicional: Siga as regras para ser feliz. Moderna: Seja você mesmo para ser feliz.
Ø      Produção escrita:
·        Finais diferentes
·        Encontro de personagens de diversos contos
·        Escrever uma carta para o personagem preferido
·        Produzir um conto de fadas a partir de um outro ponto de vista
·        Adaptar as narrativas para o tempo atual
 
Estratégias para o trabalho com Literatura – Ensino Médio
 
Prosa poética / Poema narrativo / Poesia

Ciranda de relação entre os textos:
1)      Texto bíblico extraído de João 1,1-3;
2)      Poema narrativo “Palavra”, de Moacir Sader;
3)      Fragmento poético de “Procura da Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade;
4)      “Esparadrapo”, de Mário Quintana;
5)      Definição dicionarizada do verbete “palavra”;
6)      Fragmento do “Sermão da Sexagésima”, de Pe. Antonio Vieira, que tem relação intertextual com a Parábola do Semeador, presente em Mateus 13, 3-9;
7)      Poema “Tecendo a manhã”, de João Cabral de Melo Neto;
8)      Texto não-verbal: a presença / ausência das vozes.

Ø      Leitura e expressão oral dos textos;
Ø      Conversa sobre as impressões das leituras, singularidades, recursos utilizados nos textos poéticos;
Ø      Leitura comparativa dos textos, observando neles as abordagens da “palavra”;
Ø      Observar o uso das terminologias para definição do que seria a “palavra” em cada um dos textos;
Ø      Identificação de especificidades dos gêneros apresentados (estrutura, hibridismo dos gêneros);
Ø      Reconhecer a metalinguagem presente nos textos (a palavra falando dela mesma);
Ø      Estimular o aluno a perceber a intertextualidade que pode ser estabelecida entre os textos (muito embora ela, às vezes, esteja lá, é necessário que a inter-relação seja feita pelo próprio aluno, se isso não ocorrer, o professor poderá mostrar didaticamente com sua leitura como isso pode se dar);
Ø      Produção textual a partir da reflexão da questão “palavra”:
·        Nas suas palavra, o que é a palavra?
·        Definição referencial;
·        Definição poética / metafórica / narrativa;
·        Em forma de desenho.
Ø      Socialização das experiências práticas de escrita (apresentação à turma por meio oral, exposição de cartazes, varal de poesias, publicação em jornal e outros).

·        O Folhas 06 do Livro Didático Público (Palavras) também pode subsidiar o trabalho com essa temática.
·        Lembrar que as questões da cultura africana e afro-brasileira (Lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003), bem como da educação ambiental são amparadas por lei e devem ser contempladas na abordagem dos conteúdos específicos que a elas se relacionam. O Livro Didático público aborda essas questões nos Folhas 03 (Discursos da negritude) e 09 (Estratégias de manifestar opinião). No ensino fundamental os paradidáticos têm tratado constantemente destas questões.
 Bom trabalho!
Equipe de Língua Portuguesa

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