Regras práticas de ortografia

1-Quando o som s se repete dentro da mesma palavra, quase sempre se emprega
Primeiro c e depois ss.
Exemplos: “processo”; “sucesso”; “necessário”; “retrocesso”; “abcesso”,
“antecessor”...  

2-Escreve- se g a seguir à sílaba inicial le-.
Exemplos: “legenda”; “legível”; “legião”; legionário”; “legislação”; “legítima”;
“legislatura”...

2.1-Escreve- se g a seguir à sílaba inicial re-.
Exemplos: “regedor”; regedoria”; regente”; regime”; Regina”; ”regeneradora”;
“regência”; “registrar”; “regimento”; “região”; regicídio”...

2.2-Escreve- se g a seguir à sílaba inicial al-.
Exemplos: “álgebra”; “algemado”; “algibeiras”...
Exceção: “rejeitar” e as palavras formadas a partir desta.

3- Escreve-se com j as palavras da mesma família das que finalizam em -ja ou -jo.
Exemplos:”canja”- “canjinha”
“granja”- “granjeada”
“loja”- “lojista”; “lojinha”
“anjo”- “anjinho”
“laranja”- “laranjinha”

4- As palavras terminadas em -eza, se derivam de adjetivos; escrevem-se com z.
Exemplos:
“triste”-“tristeza”
“belo”- “beleza”
“pobre”- “pobreza”
“duro”- “dureza”
“mole”- “moleza”
“certo”- “certeza”.

5- As palavras terminadas em -esa, se derivam de verbos, isto é de palavras que
indicam ações, escrevem-se com s.
Exemplos:
“defender”- “defesa”
“surpreender”- “surpresa”
“prender”- “presa”.

5.1- A terminação –esa é também usada para formar o feminino de alguns
substantivos.
Exemplos:
“chinês”- “chinesa”; “freguês”- “freguesa”; “marquês”- “marquesa”; “português”-
“portuguesa”...


6- Regras “x”/”ch”
14.1- A seguir a um ditongo usamos som x.
Exemplos:
“caixa”; “peixe”; “deixam”; “debaixo”..
.
6.2- A seguir aos grupos -an; -in; -on; -um escreve-se ch.
Exemplos:"
“lancha”;
“pedincha”;
“concha”;
“caruncho”;
“mancha”;
“prancha”;
“tronchuda”;”Funchal”.
..
N.B. Respeitar a origem das palavras: “peixe”- “peixaria”; “salsicha”-
“salsicharia”..


ESTUDO DAS PALAVRAS

1-     “ouve”- de ouvir / “houve”- de haver/ existir.

2-“porque”- significa motivo, causa ou fim.
“por que”- usa-se quando se pode substituir por “pela(s)” ou “pelo(s)” ou ainda
por “qual” ou “quais”.
Exemplo:
- Não fui ao jogo porque estava muito frio; aliás, este é o motivo por que
não vou a muitos jogos.

3-“contanto”- significa “desde que”.
“com tanto”- relativo a quantidade ou valor.
Exemplos:
- Irei ao cinema, contanto que não seja tarde.
-Com tanto barulho, não consigo ouvir nada.

4- “se não”- significa uma condição.
“senão”- significa “só por isso”; “somente”.
Exemplos:
- Amanhã, se não me acordarem, não vou ao parque.
- Vou ao parque, senão para pegar ar puro.

5- “ de certo”- indica indefinição; “de algum...”
“decerto”- significa “com certeza”; “certamente”.
Exemplos:
- Esta bola é de certo menino descuidado que decerto não se lembrou dela.

6- “com tudo”- significa “ com todas as coisas”.
“contudo”- significa “todavia”; “porém”.
Exemplos:
- Não aguento com tudo; contudo, gostava de ser capaz.
- O soldado defende-se com tudo o que tem.Contudo nem sempre consegue
vencer.

7- “enquanto”-significa “ao mesmo tempo”; ao passo que
“em quanto”- indica quantidade.
Exemplos:
-Enquanto jogas computador, não estudas.
-Em quanto óleo fritas as batatas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário